sexta-feira, 10 de junho de 2011

SOBRE O ARTIGO DE OPINIÃO (PROFESSORA ANARISIA LIMA)

ARTIGO DE OPINIÃO

3º ANO (Colégio Modelo de Jacobina)

O artigo de opinião define-se como um gênero através do qual o sujeito apresenta um posicionamento escrito em defesa de um determinado assunto, utilizando-se de estratégias argumentativas. Assim, abordar esse gênero textual em sala de aula como objeto de estudo é uma escolha relevante devido à forte influência exercida pela mídia na vida dos alunos, visto que os meios de comunicação de massa exercem forte influência sobre a população de um modo geral, e sobre os jovens em particular.
Nesse sentido, Bräkling, faz a seguinte definição para o gênero textual artigo de opinião :
… um gênero de discurso em que se busca convencer o outro de uma determinada idéia, influenciá-lo, transformar os seus valores por meio de um processo de argumentação a favor de uma determinada posição assumida pelo produtor e de refutação de possíveis opiniões divergentes. (BRÄKLING, 2000: 226)
Os alunos devem desenvolver a sua capacidade argumentativa, desde cedo, não só para saberem defender pontos de vista, mas também para conseguirem reconhecer a validade dos argumentos que lhe são apresentados diariamente por outras pessoas. Produzir um artigo de opinião é uma forma que o aluno tem de apropriar-se do discurso veiculado fora da escola e, assim desenvolver a competência argumentativa.
Como todo gênero textual, o artigo de opinião também se insere em um contexto de produção: é escrito por alguém e para alguém, com determinada intenção, em determinado tempo e lugar e sua divulgação, geralmente, é feita em revistas, jornais ou internet. É um gênero, cuja finalidade discursiva é a manifestação de um ponto de vista, um comentário a respeito dos acontecimentos sociais.
RODRIGUES (2000) destaca que para a produção de um texto de opinião, o sujeito deve assumir discursivamente a posição de autor; ter em vista os possíveis leitores do seu texto; considerar o contexto institucional e social no qual está inserida sua produção escrita; eleger o assunto a ser tratado; posicionar-se diante do assunto e até “dos outros discursos sobre o mesmo objeto”.
No que diz respeito a estrutura composicional do texto de opinião, pode-se dizer, que existem várias possibilidades de organizar essa estrutura
argumentativa e que a produção de um texto de opinião pressupõe, as seguintes etapas: situação inicial, tomada de posição em relação ao tema, contraposição, justificativa (argumento e contra-argumento) e conclusão do texto.

Caros alunos, 
Utilizem de forma inteligente este espaço produzindo artigos de opinião baseados em Charges, vídeo sobre a Lei Anti-Homofobia e tema que votaremos em aula.
Ótimas leituras e excelentes produçoes!!

Professora Anarisia de Lima


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